quinta-feira, 1 de setembro de 2016



... Ginástica do Cérebro ...

O cérebro humano é uma caixinha de surpresas! Recebe a todo instante milhares de informações.
A Inteligência humana se manifesta de forma diferente de pessoa para pessoa. Segundo pesquisadores, toda vez que lemos um texto ou trechos marcantes, sendo eles agradáveis ou não, o cérebro ganha mais sinapse, elevando os sinais elétricos. Tais sinais determinam a importância e a permanência de um registro na memória. É por isso que o afeto é considerado importante para a memória humana.
Para manter o cérebro saudável é preciso usar da resiliência, ou seja, a capacidade do indivíduo de enfrentar e superar situações desafiadoras. Usar da criatividade, “pensar fora da caixa”, exercitar o raciocínio lógico, são fundamentais, porém é preciso ter cuidado para não prejudicar as emoções.
A resiliência é importante para o ser humano, para manter o cérebro saudável, contudo é importante que tudo esteja em harmonia. É preciso exercitar o cérebro, ativá-lo, lembrando que a resiliência está também relacionada a Ginástica Cerebral.
Sempre que determinado estímulo encontrar uma espécie de eco em algum dado estocado da memória, esse circuito passa a ser mais ativo. Porém com o passar dos anos, o cérebro vai perdendo sua flexibilidade e a memória vai se apagando. Para você se manter ativo, busque exercitá-lo.
É nesse intuito que a Ginástica do Cérebro trabalha! Estimulando sua memória, através de métodos didáticos como jogos, exercícios lúdicos, neuróbicas, enigmas, imagens, vídeos, bem como o uso do Soroban (calculadora japonesa) para estimulo de cálculo lógico matemático.
Nas aulas da Ginástica do Cérebro, o método utilizado é muito interessante. Ao mesmo instante em que os alunos estão fazendo os exercícios, eles ouvem músicas, conversam entre si e com os instrutores denominados “neurotrainers”. Tudo isso é permitido, pois serve para avaliar a atenção, concentração e foco do aluno; E ainda se o mesmo está conseguindo absorver diversas informações ao mesmo tempo, exercitando da melhor maneira o cérebro, criando novas conexões entre os neurônios para que o mesmo tenha um bom desempenho.
Esse aprendizado vem trazendo benefícios ao ser humano como pessoa, melhorando a autoestima, socialização, concentração, raciocínio lógico, coordenação motora fina, ativação cerebral, bem como prevenindo doenças, como estresse, Alzheimer e AVC.
O Sr. Clóvis é aposentado, trabalhou por 42 anos no INSS e é aluno da Ginástica do Cérebro: ”Quando você para de trabalhar, com o tempo o cérebro perde a percepção das coisas, precisa de exercícios para estimular, reativar o raciocínio lógico, para manter o foco e a atenção, além de contribuir para o domínio da mão e do corpo, ajuda na socialização, conhecendo pessoas
novas. Encontrei isso na Ginástica do Cérebro, cita ele.”
A unidade da Ginástica do Cérebro de Cascavel conta com profissionais capacitados para atender os alunos de diversas idades, nas mais diversas atividades de desenvolvimento cerebral. Ginástica do Cérebro - Unidade Cascavel