ENTREVISTAS





UM POUCO DO QUE VAI SER NOSSA ENTREVISTA



   Resultado da Banca do SATED Paraná o Cultura Cascavel esteve lá …​  

​Atores e Atrizes aprovados na Banca do SATED Paraná, realizada em Cascavel ... Paranéns, o Cultura Cascavel
deseja sucesso a todos ...

Fonte: Cultura Cascavel

Créditos: Lúcia Araujo . Secretaria de Cultura



Banca do SATED Paraná o Cultura Cascavel esteve lá …

Aconteceu no último final de semana a Banca Sated Paraná no Centro Cultural Gilberto Mayer, com a participação de 32 inscritos para o tão sonhado DRT de Ator/Atriz, a equipe do SATED realizou palestras: sexta feira a noite sobre a História do Teatro, no sábado de manhã o tema foi o Teatro Brasileiro, e a tarde sobre Técnica e Expressão Vocal, a partir das 17h a prova escrita, e em seguida as provas de representação e leitura. Estivemos lá e acompanhamos a palestra do sábado a tarde, também conversamos com alguns dos inscritos, pois a tão sonhada banca tinha chegado o dia. Para uma pessoa inscrita, “A banca foi uma experiência que vou guardar com muito carinho. Aprendi demais neste final de semana, principalmente que tenho muito, mas muito mesmo a aprender. Foi muito mais que um teste: uma vivência que exigiu preparação séria, dedicação, companheirismo, entrega. Valeu demais. Agora é segurar a ansiedade por 15 dias..., já para Michael Balestre “uma experiência única, de muita ansiedade, nervosismo e entusiamo”. O Sated Paraná em breve divulgará a lista dos aprovados … desejamos a todos sucesso, e muitas realizações.
Fonte: Cultura Cascavel



Uma Tarde no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e 


Museu da Imagem e do Som de Cascavel 
O Cultura Cascavel visitou o Museu Histórico e MIS de Cascavel, fomos recebidos por Silvia Prado e sua equipe para contar aqui em forma de texto e imagens a história de Cascavel, através do Museu da Imagem e do Som de Cascavel – MIS e do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, os dois estão localizados junto ao Centro Cultural Gilberto Mayer na rua Duque de Caxias, 379 – centro – Cascavel – Pr.
Um acervo rico em detalhes para a população ter acesso, um trabalho cuidadoso para que nada se perca nos mínimos detalhes.
Silvia Prado é quem coordena os trabalhos no museu e relata como foram criados e como tudo deu forma para esse trabalho histórico. O Museu da Imagem e do Som foi idealizado por Xico Tebaldi, fotógrafo, trabalhava na prefeitura de Cascavel, que com inúmeros registros iconográficos oficiais do município, formou o acervo inicial do museu, criado em 21 de abril de 1988, o Museu da Imagem e do Som de Cascavel, o qual está vinculado a Secretária de Cultura. Iniciativa essa que estabeleceu bases para o trabalho de regaste e preservação da memória artística, cultural e histórica de Cascavel fosse concretizado.
Atualmente o Museu da Imagem e do Som – MIS, conta com acervo de aproximadamente 50 mil itens, entre eles fotografias, negativos, fitas de vídeo, slides, filmes em super 8 e 16 e 35mm. Que contam a história do período da colonização e desenvolvimento da cidade de Cascavel, bem como, os períodos atuais e trazem consigo um valor histórico inestimável, sendo base para pesquisas tanto para escolas, colégios, faculdades e população. Com exposição permanente de fotos históricas do Museu da Imagem e Som no espaço permanente do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.
O Projeto digitalização e preservação do acervo fotográfico foi desenvolvido pela coordenação e conta com convênio firmado em 2009 entre Município de Cascavel através da Secretaria de Cultura/Museu da Imagem e do Som - MIS e Unioeste que visa higienizar, identificar, catalogar e digitalizar o acervo fotográfico do MIS. O acervo, formado por cerca de 40.000 mil fotografias, é enviado ao campus da Unioeste no Departamento do CEPEDAL Marechal Cândido Rondon, onde é realizado o trabalho de digitalização e são postadas no site como segue endereço para ser acessado por pesquisadores e pela população. www.cascavel.pr.gov.br/servicos/museu – e-mail - mis@cascavel.pr.gov.br
Outro projeto vem sendo desenvolvido o da Memória Viva, que relata a colonização e o desenvolvimento da cidade de Cascavel, o Museu da Imagem e do Som, com parceria com entidades privadas do município, veem produzido documentários com os pioneiros da cidade, material esse que visa a valorização, e resgata a memória e a construção da identidade do município de Cascavel, para tais, segundo Silvia conta com a ajuda de familiares e documentos dos mesmos, como fotos dos pioneiros para resgatar a história. Relata também que já tem dois documentários produzidos, um com parceria da FAG - Faculdade Assis Gurgacz, por intermédio da TV FAG, em 2009, Memória Viva I.
E o segundo projeto Memória Viva – Edição: II, com parceria da Universidade Paranaense – Unipar, por meio do curso de História, em maio de 2011. Como se trata do pioneirismo de Cascavel, veem realizando um trabalho sobre a colonização italiana com parceria da UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná, resgatar a história e homenagear as famílias descendentes de italianos residentes em nossa cidade, através de fotos e história dos pioneiros. Esse dia foi marcado pela presença do cantor Délcio Tavares e exposições em diversos locais da cidade com painéis dos pioneiros.
Os Museus participam da Programação Nacional desenvolvidas pelo IBRAM, Semana Nacional de Museus e Primavera de Museus, iniciou em maio de 2009 no intuito de propagar os museus de histórias que estão inseridos no Centro Cultural Gilberto Mayer, com o Projeto Colcha de Memórias em parceria com o Colégio Padre Carmelo Perrone, Co - Produção ILAS – Instituto Lationoamericano de Sustentabilidade e Ecoeducar Tecnologias Educacionais, esse projeto surgiu a partir do livro “A Moça Tecelã” de Marina Colassanti, com objetivo de confeccionar uma Colcha de Memória com 60 metros com retalhos onde as mulheres do município contam sua história através de pequenos retalhos, pintados, bordados ou com apliques. Também é gestora de patrimônio juntamente com o programa cultivando água boa – Ecomuseu.
Silvia relata a criação do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, a ideia partir da iniciativa do professor Alexandre Câmpara, com o apoio do vereador Luiz Picolli e do então prefeito de Cascavel, Pedro Muffato, foi criado no dia 26 de setembro de 1976, para preservação da memória e identidade dos cascavelenses, em homenagem ao pioneiro da cidade que colaborou para o desenvolvimento da mesma.
Atualmente conta com acervo de 1.400 peças, as quais abordam os temas mais variados, como: cotidiano, religião, trabalho, lazer, caça, guerra e arqueologia.
Em 2009, parceria estabelecida entre a Secretária de Cultura / Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e a Universidade Paranaense – Unipar / Curso de História foi realizada a oficina de higienização e conservação do acervo, continuando em 2010 e 2011.
Foi então que surgiu o Projeto “Baú da Memória” projeto esse que é de caráter pedagógico, com finalidade de levar peças do Museu Histórico, à rede de ensino como forma de interagir e levar as crianças o conhecimento e a história dos objetos, também auxiliando nas pesquisas e no aprendizado. www.cascavel.pr.gov.br/servicos/museuhistorico
O museu está aberto à visitação de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.
Fonte: MH/MIS/Cultura Cascavel


A paixão e persistência de uma guerreira … Leandra Vagliatti ...

Leandra Vagliatti, bailarina e coreógrafa descobriu a suavidade e a leveza nos pés e a graciosidade do ballet à 39 anos, no Ballet Guaíra em Curitiba. Sua paixão começou quando da reforma do teatro, sem sua mãe saber faltava a aula e ficava observando e admirando a leveza que se misturava em força e doçura dos movimentos daqueles bailarinos que entravam no teatro, curiosa foi atrás, foi então que descobriu que estavam lá para ensaiar ballet, diz ela que ficava na plateia escondida sozinha observando todo o trabalho encantador da coreógrafa e professora, que foi despertando até se encantar e se apaixonar pelo ballet, sua mãe descobriu então que ela estava faltando a aula para assistir o ballet, sua mãe a apoiou e disse que todos os esforços que a família faria não seria suficiente, mas que ela gostaria muito de ver sua filha dançando e nela estava a paixão pela arte, foi então que descobriu que a dança era mesmo sua paixão, e hoje diz que não foi ela quem à descobriu e sim foi a dança que a escolheu e disse a Leandra “foi você que veio aqui, você vai ser uma inventora, professora da nossa arte”.
Leandra veio a Cascavel, devido seu pai ter sido transferido de seu trabalho, atua a 11 anos na cidade, começou trabalhando em escolas públicas, particulares e academias, juntamente com a companhia de dança, sendo que a mesma estreou com uma amiga em Foz do Iguaçu, Leandra foi plantando sua sementinha aqui em Cascavel e na região. Já com uma bagagem de conhecimento e sonhos a serem realizados resolveu montar uma escola de dança, seu maior projeto e investimento, não só financeiro mas cultural, demonstrar e passar sua arte para um grupo seleto de alunos que viessem até ela e não ela ir até eles como seria nas escolas, foi bem interessante a resposta da sociedade Cascavelense bastante procura até hoje, é um trabalho direcionado. Um trabalho que é preocupante porque é trabalhar com a estatura anatômica do corpo das crianças e a formação da musculatura toda, você tem que ser um profissional que conhece a anatomia, para trabalhar o corpo, não só com o retorno e sim com crescimento técnico e desenvolvimento anatômico também, saber respeitar isso que é ser um bom profissional.
Seus projetos na dança, não pararam, inclusive um deles junto com a professora Poliana Bays, conseguiram montar o Ballet Municipal Cidade de Cascavel mas não tiveram uma boa resposta mesmo sendo um projeto grandioso, foi produtivo mas amornou e esfriou.
Leandra acredita que com o teatro municipal pronto, espera-se ter o Ballet da Cidade de Cascavel isso é preciso, bem como um grupo de teatro e dança, hoje só temos a orquestra sinfônica, mas é preciso trazer coreógrafos de fora para trabalhar nessa companhia. A Cultura de Cascavel, é bonita e rica de elementos, muitos talentos estão fora de Cascavel por não terem oportunidades aqui. Para os projetos 2012, ela já tem organizado a vinda do bailarino e coreógrafo de São Paulo Paulo Dimitri para fazer um trabalho com os alunos do Studio, para ela são investimentos que os alunos precisam, pois a cada dia eles querem mais novidades “temos que abrir as portas deixar de ser egoístas de querer só pra si” ela nos conta também que o bailarino do Studio Genilson Gomes, acabou de chegar de uma audição da Escola de Ballet Bolshoi em Joinville, não conseguiu aprovação, mas vai continuar persistindo, pois é um grande talento de nossa cidade.
Para os projetos de final de ano, o Studio de Dança Leandra Vagliatti, que já esta no oitavo ano de existência, traz o Espetáculo La Fille Mal Gardée – a filha mal bordada, bale de repertório de 1827 que foi estreado em Paris, esta sendo remontando essa proposta para fazer aqui Cascavel é uma inovação, estamos com o bailarino Ivo Junior do Ballet Cidade de Londrina, que acompanha há alguns anos o studio nos espetáculos de final de ano, ele deixa seu trabalho em Londrina para acompanhar esse espetáculo com o Studio. O ballet clássico de repertório é composto de 70 bailarinos, e atores de teatro que participam do espetáculo. Na dança moderna com músicas de MPB como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, com uma trilha sonora riquíssima, cita ela que a dança moderna veio das raízes do ballet clássico, enfim de difícil execução, então é merecido uma trilha sonora nacional, trabalho interessante são 30 minutos de espetáculo de dança moderna. Também no mesmo dia vamos ter uma apresentação de JAZZ num musical da Broadway que chama-se West Side Story de 1960, foi produzido em Hollywood, e filmado em Nova York. A Broadway de Nova York produziu um musical em 1990, Leandra esteve lá durante um ano pegou toda a ideia e bagagem para adaptar com seus bailarinos a realidade daqui, e levar ao Centro Cultural, no corpo de baile do Studio no qual participa 50 bailarinos no Espetáculo West Side Story, essa é nossa bagagem cheia de projetos para findar o final do ano de 2011 com chave de ouro mesmo, são 3 trabalhos grandes e bem elaborados, que serão apresentados de 6 a 8 de dezembro no Centro Cultural Gilberto Mayer.

Do hobby a paixão e profissão … por Ivo Junior ...

Ivo Junior nos conta que sua paixão pela dança, não foi bem uma paixão e sim um hobby, tinha que esperar sua mãe sair do trabalho e buscar ele na escola, pensou onde ele iria esperar por ela, então foi conhecer a dança, no começo foi engraçado porque não gostava, chegava até lá mas não fazia a aula, ficava conversando com amigos até passar o tempo. Já no segundo ano realmente começou a gostar de dançar, foi aflorando a paixão, e entendeu a dança como uma profissão, algo prazeroso, que une o útil ao agradável, então se dedicou mais, ao chegar em Londrina foi convidado a estagiar na companhia de ballet, foi então que percebeu que realmente a dança seria sua profissão, sua vida, e que seria um bailarino.
Com Leandra Vagliatti faz alguns anos que está trabalhando nos espetáculos de final de ano, esse ano conta ele estão ensaiando o Espetáculo La Fille Mal Gardée, é um repertório bastante conhecido, de um filme bem antigo, que acontece numa colônia francesa num sitio Francês e conta história daquele local, da família que envolve dinheiro e sociedade, um espetáculo bacana.
Junior, salienta que a menos de um mês do espetáculo o processo de trabalho vem sendo intenso e tem vindo a Cascavel para os ensaios nos finais de semana sábados, domingos e feriados, para dar auxílio na técnica, no repertório que exige muito “e como uma escola companhia profissional, acredita que o nível do trabalho na arte chegando no nível profissional”
Junior que está a cinco anos em Londrina, pretende ficar até terminar a faculdade de enfermagem, atua no Ballet Cidade de Londrina como bailarino, coreografo e professor em Cascavel, mas quer ainda na carreira passar um tempo na Europa dançando e adquirir a experiência na dança e vivência nas técnicas de dançar, maneiras de movimentação e experiência para próximos anos.



A arte em cacos de Thais …. 

Thais Pontes, é artista plástica e atua há 7 anos no Paraná, vinda de Santa Catarina, começou seu trabalho em madeira, mas logo percebeu a necessidade de mudar para outras técnicas, foi então que passou a criar mosaicos de pedra, azulejo e vidro. Mas o que mais encantou Thais foi o vidro, a técnica e o material.
Atualmente faz a fusão do vidro comum - garrafas, e sobras de vidros reciclados - e o transforma em outras peças, utilitárias e decorativas, como luminárias, espelhos, bandeja e travessas. Utiliza o vidro que é um material 100% reciclável, mas lamenta que mais de 70% deste não seja reciclado, vira lixo e perpetua na natureza, e nunca mais volta a sua matéria-prima original. Thais, costuma mostrar a importância da reciclagem, da reatualização do vidro, já que é sabido que o plástico, um derivado do petróleo, tende a acabar, então o vidro é o material do futuro, além de ser uma fonte barata e 100% reciclável.
Exposição do Sesc ...
 Na exposição no Sesc Cascavel, Thais expõe alguns de seus mosaicos e também seu trabalho de fusão em vidro assim como uma mescla dos dois. Ela nos conta que o mosaico é uma técnica milenar, já a fusão do vidro é uma técnica mais recente, onde o vidro comum através de formas especiais e altas temperaturas adquire novos formatos e cores. Os moldes em vidros são criados por ela mesma, cita também que essa técnica exige mais conhecimento e mais precisão do artista.
Thais já fez diversas exposições em cidades do Paraná, principalmente em cidades do oeste paranaense, já expôs no Sesc Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco e agora está aqui em Cascavel até o dia 30 deste mês.



Uma amizade.com ...com a escritora Giselta Veiga

Giselta Veiga, escritora e estudante de jornalismo, afirma que já nasceu gostando de escrever. “Desde criança escrevia poemas e poesias.” Sempre sonhou publicar algo, mas, a trajetória de sua vida tomou outros caminhos. Casou-se muito cedo foi ser mãe e esposa, contudo, não deixou de escrever. Para ela o tempo passou muito rápido, mas tudo no momento certo. Teve a tranquilidade e consciente em aceitar os fatos. Aos 50 anos viajou para a Europa realizando um antigo sonho. Com sua vida renovada pela realização deste sonho, correu atrás de outro, escrever um livro no qual contaria sua história de vida dos 17 aos 50 anos. E assim aconteceu; escreveu seu primeiro livro “Quando a Vida Ensina”, no momento em que estava finalizando, já veio a ideia de um segundo trabalho.
Diz ela: “A vida nos ensina”, foi a circunstância em que conheceu Heydê, do norte da Bahia que a moveu escrever o segundo livro “Amizade.com”. Para escrever os livros leu muito. Como todo autor faz; tudo é aprimoramento e conhecimento que devem ter para encontrar as palavras certas em cada situação. Escreveu o livro; Quando a Vida Ensina, em 6 meses, e já está disponível no mercado para ser lido. A história do livro: Amizade.com, veio através de fatos reais da amiga baiana, que conheceu através da internet em redes sociais. Uma história surpreendente, e uma lição de vida. Ela conta que o conteúdo do livro foi narrado pela protagonista da história, e fielmente descrito pela autora. E assim tudo foi tomando forma até chegar ao final.
Para poder publicar, enviou uma cópia para que sua amiga virtual, tivesse conhecimento do assunto e a autorizasse a publicar. Então teve uma surpresa, pois Heydê pediu para que sua história terminasse com um final feliz, então Giselta falou para que ela corresse atrás desse final feliz. Assim aconteceu. Um dia enquanto conversavam pelo MSN, disse que iria visitá-la na Bahia, para conhecer sua família e comprovar a veracidade dos fatos. Claro que Heydê levou um susto; jamais imaginou que um dia aquilo fosse acontecer. Na verdade sentia-se protegida pela distância que as separavam. No entanto depois de se conhecer pessoalmente a amizade se fortaleceu de forma surpreendente. E não só Giselta, mas, toda a família acabou se encantando por ela, uma criatura doce e muito amável. Retornando, teve condições para concluir o livro com um final feliz, segundo o desejo da amiga. Hoje, acima de tudo sente-se realizada e feliz por um trabalha maravilhoso estar sendo publicado.
Citação do Livro Amizade.com, pág.15
“O ponto principal, portanto mais importante: somos todos adultos! Assim sendo, cabe a cada um de nós, com uma boa dose de bom senso, saber como proceder diante das condições a nós impostas. Convivo da seguinte forma: a sinceridade está acima de tudo. Se não for fiel a mim mesma, muito menos serei para com os outros. Se não for digna de confiança, em vão tentarei encontrar alguém confiável.
Isso pressuposto, vivemos uma incessante troca. Trocamos carinhos, gentilezas, afetos, favores, enfim… Na vida possuímos o livre arbítrio para sermos da maneira que quisermos. Apenas com a certeza de estar colhendo sempre o que semeamos. No entanto, reservo-me o direito de dar sempre o que gosto de estar recebendo. E se determinada pessoa não corresponde aos meus princípios e anseios, não perco meu tempo tentando mudá-la. Antes, sigo meu caminho me empenhando cada dia mais, procurando estar próximo às pessoas que tenho o direito de escolher e ser feliz com elas. No entanto, deixo algumas portas “escancaradas” para acolher aquelas que de alguma forma se identificam comigo, buscando enfim: amizade, confiança, conhecimento, carinho e acima de tudo, muito amor.”
As oportunidades do curso de jornalismo
Giselta, conta que nunca pensou em estudar jornalismo e sim direito ou psicologia, mas incentivada pela amiga protagonista e pela irmã, acabou fazendo jornalismo na FAG. Giselta que morava em Peabiru deixou sua família e veio residir em Cascavel para estudar. Para ela a FAG é sua segunda família, desde que entrou na Faculdade teve muitas oportunidades, e sente-se feliz e honrada por isso. Também diz que não vai esquecer seu primeiro dia de aula quando do o professor fazendo chamada no notebook, comunicou o dia que seria prova, e que a matéria estaria em sua página na internet. “Como assim?” Foi então que percebeu naquele momento o quanto as novas tecnologias vêm transformando as faculdades e as pessoas.
Assim deparou-se com uma turma em que a maior parte dos alunos tem idade entre 17 a 25 anos. Ela conclui: “Eles têm a tecnologia e eu tenho a experiência!” O mais importante, é que foi bem aceita na sala e todos a chamam de tia Gi. O livro, Amizade.com, foi todo editado na AGECIN – agencia experimental da FAG, desde capa, diagramação, fotos, foram produzidos lá. Pronto para a gráfica. Outro fator que a faz se sentir orgulhosa por estar estudando na FAG, é da oportunidade que teve tanto pelo apoio de fazer nascer seu livro lá na instituição, como de conhecer professores e escritores de outras faculdades podendo lançar seu livro em um Congresso de Sexualidade em Londrina. Ao retornar, recebeu o convite para realizar uma oficina palestra sobre Sexualidade na FAG. Giselta sabe da importância desse tema e que o mesmo vem sendo abordado nas mídias sociais e na educação das crianças, e diz que agora parte para uma outra ideia a de cursar uma Pós em Sexologia. Para ela, as mídias sócias têm grande influência na vida das pessoas. Tudo muito ágil e acontecendo em tempo real, mas o primeiro passo é checar a veracidade dos fatos, se são verdadeiros ou falsos. Cita ainda que as redes sociais é o caminho da humanidade, não temos que correr e sim decidir. Diz ainda que, nunca deixou uma oportunidade passar, sempre as pegou com as duas mãos. Sabe muito bem decidir qual o momento e o tempo certo para tudo na vida. Afirma convicta que, a realização de cada projeto, tudo em sua vida aconteceu na hora certa. Tem total apoio da família e que todos são compreensíveis, e só tem a agradecer a Deus por tudo.



Um Sonho, a realidade.... com Miraci Rafagnin

Miraci Rafagnin, atriz, apresentadora e artista plástica nos conta que o sonho de ser atriz vem de longa data, mas optou por casar e ter filhos. Após muitos anos, os filhos crescidos, resolveu que era a hora de pensar em realizar seu sonho, ou melhor, fazer algo para ela, algo que gostasse e que fosse ligado as artes, então optou pelo teatro, em seguida foi para o cinema e ao mesmo tempo, para o desafio de apresentar um quadro de culinária no programa de TV.
Com os sonhos encaminhados, mas sabendo que não é só conquistar e sim precisa manter-se atualizada, foi em busca de aperfeiçoamento, participou do curso de quatro dias em Curitiba, Módulo I - Só Pra TV, com Maduca Quadros, da Casa de Talentos do Rio de Janeiro, foi muito proveitoso além de conceituado, pois o mesmo treina atores, jornalistas, publicitários para o mercado de trabalho. Curso para poucos alunos, onde cursista criaram seus próprios comerciais, reportagens e apresentaram em frente as câmaras, a avaliação foi ali mesmo, segundo ela “ali ou você fazia ou fazia”, aprende-se na raça. Miraci deixou clara a importância que teve para ela este curso: “Gostei muito do curso, fui bem avaliada, tudo só veio acrescentar mais na minha profissão, na carreira da Televisão e teatro, que amo muito, uma dinâmica diferente que vivenciei”.
O Quadro de Culinária no Programa da Televisão...
Apresentadora do quadro de Culinária no Programa Mundo das Profissões na CATVE, aos sábados às 20 h, com reprises durante a semana em diversos horários. No quadro de culinária, as receitas são bem diversificadas, preocupa-se também em contar a origem de cada prato e produtos utilizados nas receitas, “é bacana e divertido”, afirma ela. Sobre o programa, Miraci nos diz ainda que é muito legal e nos fala sobre sua colega Adriana Pinha, que além de apresentar o Programa Mundo das Profissões, tem seu quadro sobre as profissões existentes, desde Gari até a mais graduada, sua importância no mercado de trabalho, as oportunidades e talentos em todas essas áreas e profissões.
O Teatro … ama muito ...
Para Miraci, o teatro é a sensação de liberdade, de poder expressar o que sente, viver o personagem que esta interpretando, é conhecer-se a si próprio, saber seus limites, até onde pode ir e sua capacidade de interpretação, de superação, de vida, os aplausos do público faz com que você se sinta um guerreiro, como se só você estivesse lá e mais ninguém é o centro das atenções, pois todo mundo está vendo o que você esta fazendo, é sua alma, sua essência, seu melhor, o momento é seu, tem que aproveitar e tirar o melhor de si, conta ela que estuda teatro na Seven Five Escola de Atores aqui mesmo em Cascavel. Miraci já participou de quatro peças, uma delas “Os Bishows” uma história bem legal, os quatro personagens (o cachorro, galinha, gato e o jumento) mostram algo bacana, na história eles se encontram no caminho e descobrem que a amizade vale a pena, que é muito bom ter amigos e sem eles não somos nada; é uma peça infantil mas também serve para adultos. Já, a Caixinha de Surpresa foi diferente, pois aborda o lado da violência, na primeira parte é romanceada pois a moradora de rua dá forma e vive a personagem, mas é lucida e tem seu lado poético, sabe da vida, cita poesias, mas ela muda a intenção, fica louca, sai de si, no entanto tem noção que tem algo errado e que o mundo esta de cabeça pra baixo, coisa que acontece com as pessoas que vivem na rua, que perderam o rumo. Já no Xote das Meninas, um musical muito legal e divertido, Miraci fez o papel de homem, e muito bem feito segundo os críticos, rsrrsr..... O Auto de Natal é diferente, emocionante, muita gente se emocionou com a apresentação na Catedral de Cascavel, bem como em outras igrejas onde teve a apresentação, Miraci, gostaria muito de apresentar novamente, pois é uma história contada por Maria e seus personagens vivem aquele momento que é único.Cinema, mais um desafio...
No Cinema, Miraci participa de um curta metragem, Pedra Preciosa, muito legal, é um filme sócio educativo para as escolas, o mesmo aborda o tema da violência e da importância da educação em casa. O Filme é contado em quatro episódios, conta a história de tragédias pessoais vividas, mas de forma romanceada. Aqui, Miraci faz o papel de uma mãe que sofre muito, pois sua filha é presa, mostra bem a situação que as crianças vivem dentro da sala de aula quando uma criança é baleada. Foram gravadas poucas cenas, é uma história legal e diferente, gostou muito de sua participação, porque é diferente do teatro, no entanto não se apaixonou pelo cinema, prefere o teatro devido a liberdade do palco, segundo ela, está gostando de gravar, mas o cinema não a encanta, pois tem cenas que são repetidas diversas vezes e que perde-se um pouco da emoção, não é uma sequência, todavia é bacana, é conhecimento e conhecimento a gente não dispensa, pois procura sempre estar atualizada e querendo aprender mais.Miraci conta ainda que esta muito feliz por suas realizações e seus sonhos, e se sente uma guerreira e que para ela, o céu é o limite.


Gabriela Santos e sua experiência na Rede Globo...

Gabriela conta que "caiu de para quedas", tem uma amiga que mora no Rio de Janeiro que já participou de algumas novelas como figurante que ela obteve essa oportunidade. No final do mês de agosto foi pra lá passar férias e visitá-la. Comentou com sua amiga da vontade de gravar como figurante. A amiga, então a apresentou para outra amiga a qual tem contatos com as agências de figuração. Passado o perfil da Gabriela do Facebook para o pessoal de uma das agências, os mesmos a convidaram para participar nas duas novelas, O Astro e Aquele Beijo. Diz ela que não tinha expectativa nenhuma, mas sabia que era algo certo, pois estavam precisam de muitos figurantes, pois quanto mais contatos pra agência, melhor isso devido a quantidades de pessoas que são necessários para figuração. Ficou eufórica quando da confirmação da gravação. Estava lá para curtir as férias permaneceu durante 10 dias, diz que e pretende voltar sempre que possível, pois o Rio de Janeiro é um lugar maravilhoso. Gabriela que é engenheira não fez curso algum, como de interpretação ou de teatro, diz não ter afinidade alguma com câmeras e conta “cai de para quedas”. No primeiro dia de gravação tive até fala, e tive que fazer cara de apavorada!! Foi difícil, mas deu certo, rsrs”.. Gravou duas cenas, em “O Astro” no casamento da Lili e do Márcio. A outra foi na novela Aquele Beijo, que é a nova novela das 19h. Foi uma cena só, bem curta, mas não se sabe quando vai ao ar. Gabriela, descreve um mundo mágico, onde tudo é muito legal é o máximo você ver de perto a Regina Duarte... rsrs... Tudo funciona perfeitamente, mas foi muito cansativo a gravação de “O Astro”, cita ela que chegou no Projac às 8h da manhã e saiu às 19h, e quando pararam para o almoço já era quase 15h.  E relata “Eu fiquei meio extasiada ao ver tanta gente famosa de perto, mas no final do dia já tava acostumada”. Percebeu também que as atrizes não são perfeitas, “do existir das imperfeições aparentes rsrs....”  Segundo ela mesmo com o cansaço, faria novamente quantas vezes fosse necessário, “as cidades cenográficas são bem interessantes, só não consegui fazer fotos, pois existem muitos seguranças em todos os lugares que impedem de tirar fotos, só o fato de você conhecer o Projac já é algo bem diferente, afinal lá você vê de perto tudo aquilo que tá na TV”